A Nossa Escola

A Escola Árvore é uma escola profissional vocacionada para uma educação centrada na cidadania ativa e para o desenvolvimento de formações em áreas que exigem competências artísticas, em particular no domínio das expressões plásticas, tendo as novas tecnologias como ferramenta complementar.

Escola Artística e Profissional Árvore

Do que estás
à espera?

Situada na zona histórica da cidade do Porto, a Escola Artística e Profissional Árvore procura dar expressão ao projeto Árvore, de formação humanística pela via da arte.

O seu projeto educativo aponta para uma educação orientada para o desenvolvimento da criatividade e para a participação ativa na defesa dos valores fundamentais da liberdade, da paz e da tolerância, assim como dos bens do património cultural e ambiental, em consonância com os desígnios da UNESCO de que é a primeira escola associada.

A sua pedagogia privilegia a dimensão prática e está orientada para o trabalho de projeto, assente no desenvolvimento de parcerias de cooperação com as instituições locais e numa relação de proximidade professor/aluno.

A Escola Árvore dispõe de serviços de psicologia, serviços de apoio por professor de educação especial e gabinete de apoio ao aluno para a sua inserção no mundo do trabalho.

A Escola Árvore disponibiliza apoios educativos aos seus alunos, no sentido de melhorar o seu desempenho nos exames para ingresso no ensino superior;

A Escola Árvore garante a todos os seus alunos estágios em importantes empresas no país e no estrangeiro.

A Escola Árvore está amplamente equipada em todas as áreas de formação e disponibiliza equipamentos aos seus alunos para o trabalho em aula e fora de aula.

A Escola Árvore é propriedade da Escola das Virtudes – Cooperativa de Ensino Polivalente e Artístico, C.R.L., criada em 1982 no desenvolvimento do projeto alternativo de formação humanista pela via da arte – Árvore.

Situada em pleno Centro Histórico do Porto, na frente urbana dessa varanda sobre o Douro, que os mapas assinalam como Passeio das Virtudes, a Escola Artística e Profissional Árvore é herdeira das experiências pedagógicas do projeto conhecido como Cooperativa Árvore, se desenvolveu a partir dos anos sessenta do século passado, pensado por um largo número de artistas, intelectuais e professores, como forma de resistência e alternativa ao panorama cultural, artístico e educacional dominante nessa época de ditadura, constituindo-se como um movimento pioneiro do ensino artístico, técnico e profissional de novo tipo, muito influenciado pela experiência alemã da Bauhaus, pelo pedagogismo “self-government” de António Sérgio e pelas teoria das Escolas de base Steiner-Waldorf.

Desde 1989, com a designação de Escola artística e Profissional Árvore, propriedade da Escola das Virtudes, Cooperativa de Ensino Polivalente Artística, CRL, é uma instituição sem qualquer fim lucrativo, centrada no desenvolvimento das capacidades de cada jovem para a afirmação da sua identidade e autonomia, enquanto mulher/homem e cidadã/cidadão, coloca-se particular ênfase nos domínios inventivo e criativo, factores decisivos e cada vez mais raros numa época que se configura flutuante, instável e, muitas vezes, imprevisível, não esquecendo que o rigor científico e a competência técnica, a par dos adequados comportamentos e valores, definem muito do perfil do técnico que se procura formar.

Na Escola Artística e Profissional Árvore acredita-se que não há verdadeira Escola que não transforme a sua existência numa verdadeira experiência afetiva, a sua casa num espaço de liberdade e o seu ensino em arte.”

Uma Escola com cerca de quatro décadas de existência que é, igualmente, uma comunidade cooperativa onde professores, técnicos, funcionários e estudantes são associados da Cooperativa que a tutela (A Escola das Virtudes, Cooperativa de Ensino Polivalente Artístico, CRL). A Árvore é uma atmosfera, um espaço de vida antes de ser um tempo de preparação para a vida.

 

Apostar muito mais na aprendizagem que no ensino, isto é, praticar uma pedagogia da descoberta e da invenção segundo métodos da experimentação e do rigor científico … Fazer da Escola um sistema aberto à inovação e ousadia em matéria de arte, ao mesmo tempo que se procura aliar as competências e capacidades técnicas, científicas e artísticas, a uma adequada formação cívica, ética e estética dos seus alunos, são os nossos princípios fundadores.

 

A Árvore é uma Escola sem toques de campainha, já que o horário existe para ser cumprido. É uma Escola de arte, mas o profissional terá de emergir antes do artista. É uma boa Escola, sem pretensões à excelência, porque aqui todos têm lugar.

 

Primeira Escola associada da UNESCO em Portugal, com certificação EQAVET (Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e Formação Profissional), sócia fundadora da Common Home of Humanity, escola com acreditação ERASMUS+, membro do EfVET – European Forum of Technical and Vocational Education, associada da ANESPO, Associação Nacional das escolas Profissionais, parte integrante da ESN – European Schools Network e tutelando a ação do Centro Qualifica Árvore (para a orientação profissional, certificação de competências e qualificação profissional de adultos), a Escola Artística e Profissional Árvore dispõe, ainda, de Serviços de psicologia, de educação especial e de gabinete de apoio ao aluno, para além de garantir estágios aos alunos em empresas em todo o espaço europeu, de instalações amplamente equipadas e de um sistema de cedência de equipamentos aos alunos para trabalho fora da escola.

Missão

Formar jovens e adultos em arte, design, audiovisuais e novas tecnologias de informação e comunicação, de modo a satisfazer as necessidades locais de emprego e contribuir para o desenvolvimento económico e social da região norte de Portugal.

Uma escola profissional de referência na área artística e nas novas tecnologias, reconhecida a nível regional, nacional e internacional, pelas famílias e empresas, nos domínios da formação inicial e da formação de adultos.

Visão

Organigrama da Direção

Diretor Executivo

Carlos Gamito

Diretora Pedagógica

Rita Martins

Vice-Diretora Pedagógica

Olga Costa

Diretor Administrativo

André Pascoal

 

Diretor de Instalações e Equipamentos

Pedro Ferreira

Diretor Educação de Adultos

Francisco Silva

Documentos
e estudos

Documentos que regem a vida da escola e estudos sobre a sua atividade. Pode visualizá-los online ou fazer download para mais tarde os consultar.

Pode visualizá-los online ou fazer download para mais tarde os consultar.

Documentos
para associados

Documentos relativos à atividade da cooperativa.

Pode visualizá-los online ou fazer download para mais tarde os consultar.

(Acesso exclusivo a associados da Cooperativa)