A Escola Artística e Profissional Árvore promove a mobilidade dos seus estudantes no espaço europeu desde 1997, com a finalidade de favorecer a inter-relação dos nossos jovens com outros povos e culturas, contribuindo para o desenvolvimento da multiculturalidade e da coesão social europeia, bem como a aquisição de novas competências técnicas e sociais que possibilitem a sua integração pessoal e social num espaço mais amplo.
Iniciou a sua atividade transnacional com os projetos Comenius e Leonardo da Vinci e, depois do alargamento do Programa ERASMUS+ ao ensino e formação profissional, orientou a sua ação preferencialmente para as mobilidades de ensino e formação profissional de doze semanas e seis meses, tendo vindo a colocar anualmente três dezenas de alunos e diplomados em empresas criativas situadas no espaço europeu, nomeadamente em Berlin, Birmingham, Barcelona, Florença, Malta e muitos outros locais.
Além das mobilidades de FCT, a Escola promove ainda mobilidades mais curtas orientadas para o desenvolvimento de vários projetos, integrando neles alunos, professores e pessoal, tendo em vista a aquisição, partilha e transferência de conhecimentos e metodologias, a investigação e organização pedagógica, bem como a produção de novos conteúdos e materiais de aprendizagem e ensino.
O método de seleção dos participantes procura reconhecer o mérito e esforço dos candidatos, mas também proporcionar aos jovens desfavorecidos, seja pela sua condição económica e social seja pelas suas condições de saúde física e mental, uma oportunidade especial de integração no espaço europeu, garantindo um número mínimo de participantes nestas condições nas mobilidades de FCT e criando projetos específicos para públicos nestas condições.
A Escola é uma escola acreditada pela Agência Nacional ERASMUS, tendo garantido o financiamento anual das mobilidades ERASMUS+ em todo o período do quadro comunitário europeu de 2021 a 2027.
Objetivo geral
Apoiar, através da aprendizagem ao longo da vida, o desenvolvimento educativo, profissional e pessoal dos indivíduos:
– Contribuindo para o crescimento sustentável, emprego de qualidade e coesão social;
– Impulsionando a inovação e reforçando a identidade europeia e a cidadania ativa.
Objetivos específicos
– Promover a mobilidade individual para fins de aprendizagem (formal, não formal e informal) e a participação ativa entre os jovens;
– Promover a cooperação, a qualidade, a inclusão e equidade, a excelência, a criatividade e a inovação a nível das organizações e das políticas.
Eixos prioritários:
– Inclusão e Diversidade;
– Transformação Digital;
– Ambiente e combate às alterações climáticas;
– Participação na vida democrática, valores comuns e participação cívica.
No programa Erasmus+ é possível desenvolver atividades no âmbito da:
A Escola Artística e Profissional Árvore é atualmente entidade acreditada para desenvolver, no âmbito do Ensino e Formação Profissional, projetos de mobilidade:
Ação-Chave 1 – Mobilidade
As mobilidades da Ação-Chave 1 destinam-se a:
A Escola Artística e Profissional Árvore é atualmente entidade parceira, no âmbito do Ensino e Formação Profissional, de três parcerias para a cooperação:
Projetos ainda a decorrer.
– Acreditação 2021-2027 | Projeto 2020-1-PT01-KA120-VET-094793
Mobilidades VET PRO, VET COMPANY, VET SCHOOL, VET STAFF
– VETCREA – VET Creativity | Projecto 2021-2-BE02-KA210-VET-000049008
KA2 Parcerias Estratégicas para Ensino Profissional – Parceria de pequena escala – Portugal, Bélgica e Itália
– E-CRAFT – Entrepreneurship, Creativity and Arts for Future Teaching | Projecto 2021-1-IT02-KA220-SCH-000032480
KA2 Parcerias Estratégicas para Escolas – Portugal, Itália, Espanha e Grécia
– BEACON | Be a Competence Now. Beacons for Incidental Learning – Projecto 2021-1-RO01-KA220-VET-000034746
BEACON | Be a Competence Now. Beacons for Incidental Learning
A Escola Artística e Profissional Árvore faz parte do projeto BEACON, projecto Erasmus+ KA2 Parcerias Estratégicas, que visa desenvolver competências úteis para a transição para o mercado de trabalho em alunos do ensino profissional.
O QUE SÃO OS BEACONS?
– dispositivos hardware, equipados com tecnologia BLE (Bluetooth Low Ernergy) de baixo custo e baixo consumo de energia;
– detetam, a curta distância, a presença de outros dispositivos, e enviam notificações para um tablet ou smartphone.
O projeto BEACON tem como objetivo desenvolver competências digitais e transversais, através do envolvimento dos alunos em percursos de aprendizagem incidentais. Perante uma falha ou um problema devidamente preparado os alunos encontram uma solução de forma colaborativa através da utilização dos BEACONS, estes permitem a partilha, a descoberta, a interação, a modificação ou edição de conteúdo e a abertura a outros espaços que não o da sala de aula.
O projeto BEACON, coordenado pelo Liceul Teoretic de Informatica “Grogore Moisil”, de Iasi, Roménia, iniciou a 01 de janeiro 2021 e termina a 31 de dezembro 2023. Estão envolvidos os parceiros Ludor Engineering, da Roménia, Cisita Parma, Isiss Galilei Bocchialini e Food Farm 4.0 de Itália, a Fundacion AITIIP e CPI’ FP Corona de Aragón de Espanha e a Newtie, CITEVE e EAPA de Portugal, estando representadas as áreas de estudo dos sectores alimentar, tecnologias de informação, mecânica, moda e têxtil.
Sabe o que dizem os professores e alunos que participam neste projeto internacional.
Documentos que regem o projeto ERASMUS+.
Podes visualizá-los online ou fazer download para os consultar mais tarde.
Ingraterra
Estónia
Itália
Finlândia
Espanha
Entidade Proprietária:
Escola das Virtudes – Cooperativa de Ensino Polivalente e Artístico, CRL
Passeio das Virtudes nº14
4050-629 Porto
Telefone: 223 394 820
Email: geral@escoladasvirtudes.pt
Mais informações: